terça-feira, 17 de abril de 2012

ALSTROEMERIA (ALSTROEMÉRIA)


Depois de semanas anormalmente secas, a temperatura do ar tem vindo a descer nos últimos dias. No entanto quase todos os dias surgem novas flores. É sabido haver uma diferença entre as temperaturas do ar e no solo. Aquecimento e arrefecimento do solo são mais lentos do que o do ar. Mas o solo é que aquece o ar. Quem manipula a terra cavada pode experimentar como a terra conserva ainda uma boa temperatura para o desenvolvimento das plantas. A temperatura está directamente relacionada com a quantidade de energia mobilizável para que se efectivem as reacções vitais da planta e a velocidade dessas reacções aumenta, até um determinado limiar, com o aumento da temperatura.


Talvez por isso, rizomas, tubérculos e bolbos estão a crescer bem. As alstroemérias são rizomadas que apreciam o sol (mas não os fortes calores do verão) e detestam o encharcamento dos solos. Com o aumento continuado da temperatura produz novos rizomas que darão novos rebentos e os antigos desenvolvem-se rapidamente e em geral, acabarão por florir.


A divisão manual dos rizomas dará lugar a novas plantas. As novas plantas a colocar no solo entre novembro e junho, produzirão boas e abundantes flores nos três a quatro anos seguintes. Sem deixar de produzir, começarão a definhar nos anos seguintes e os talos e rizomas ficarão mais finos. Como os verões estão cada vez mais quentes, resguardamos as alstroemérias na sombra das árvores e não se têm dado mal com isso.


Em todo o caso a alstroeméria é muito fácil de cultivar. Bonita no jardim é também flor de corte para enfeitar uma jarra.

Sem comentários:

Enviar um comentário