quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

VIDAS. OUTRAS MANEIRAS DE OLHAR.


           O maior desafio para as aves durante todo o tempo do frio é encontrar comida própria e em quantidade bastante para armazenarem gordura que lhes forneça a energia necessária à sobrevivência. Frequentemente, neve e gelo escondem  os recursos alimentares e os solos ficam demasiado duros para serem esgravatados ou picados. Outras vezes é a superfície de lagos e charnecas  que ficam perfeitamente vidrados. 
              Então, o instinto leva-as a procurar comida fora dos seus habituais pousos. Ponto é que não lhes faltem energias para os voos. 


            Cá e lá, o chamado "desporto" da caça e a cupidez pelos pratos sofisticados, faz deslocar o equilíbrio da balança em desfavor das aves. Importam-se quando escasseiam, faisões incluídos, para que as empresas do ramo possam continuar a fornecer aos "desportistas" bastante "carne para canhão" ou melhor, "para espingarda". 
           Mas simultâneamente, valha a verdade, também vai havendo por ali cada vez mais outro tipo de "caçadores", estes armados apenas de objectivas. Respeitam as aves não só não ameaçando as suas vidas, como contribuindo activamente para o sustento delas, afinal com vantagens para todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário